- Gastronomia : Come-se muito trash food. Há muito mais lugares vendendo batatas fritas e hambúrgueres que restaurantes. A comida é apimentada. A papa de farinha de milho acompanha todo prato africano (é como se fosse nosso arroz). Mas muito mais sem graça. Um restaurante que se destaca é o famoso Moyo excelente espaço, comida, ambiente - mas também muito caro - e os almoços no restaurante dentro do Absa. O café é água suja. São ótimas marcas mas coados com muita água…quase não dá para colocar leite.
- O Poder, a cidade e o povo : O país fez a sua revolução. Já estão no segundo presidente negro (Mandela e Mbeki) mas o país ainda é dominado por brancos. Os negros são 75% da população mas estão relegados a atividades menos nobres. Os indianos são presença constante lá e tem uma posição melhor que a dos negros e pior que os brancos. Os brancos dominam economicamente o país. Vivem em Sandton e arredores e nunca vão para o centro da cidade ou a parte sul. São lugares onde a criminalidade é muito mais alta (Soweto fica no extremo Sul, Sandton no Norte). Existem escolas públicas, semi publicas e privadas.Tem escolas praticamente exclusiva para brancos (além da questão financeira, ensinam em Afrikans – língua dos brancos na época do Apertheid)
- Casa : O fogão é elétrico e sempre existem duas torneiras nas pias quente e fria. O que é ótimo. As tomadas de parede tem interruptor. Ou seja, não basta ligar o seu aparelho na tomada…se você não liga o interruptor não adianta nada. Interessante.
- Carros: A frota dos carros lá é de dar muita inveja. É Mercedes, BMW, Hammer, Lamborguines, Ferrari e Toyotas - muitas toyotas - enfim, Polo lá é carro popular. Mesmo os negros aqui andam de BMW, Mercedes e outros carros conversíveis ( No Brasil neguinho seria assaltado no primeiro sinal fechado). Quem tem um emprego estável pode ter um - os juros são baixos e a longas prestações. Carro na África é sinal de status, é sinal de que você tem um bom emprego.
- Transporte Público e Vias Coitados: Não há metrô (construirão para a Copa). Não há ônibus. Não há trens metropolitanos. Os pobres tem que se virar com as Vans..que são tão irresponsáveis e irregulares tanto quanto no inicio das Vans no Brasil. Uma verdadeira terra sem lei. E as Vans não tem regularidade de horário, trajeto ou mesmo dias de circulação. O transito é bastante complicado em algumas regiões. As ruas tem boa pavimentação mas são pessimamente sinalizadas. Não tem placa para lugar nenhum, mas sinal tem um monte. Vão ter muito trabalho até a Copa do Mundo.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Curiosidaes * Cotidiano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário